terça-feira, 21 de maio de 2013

Aminoácidos, Proteínas e Enzimas.


                        Estrutura dos aminoácidos

Os aminoácidos são os produtos gerados ao se hidrolisar as proteínas mediante enzimas, ácidos ou álcalis. Ainda que existam na natureza mais de duzentos aminoácidos, somente encontram-se 20 tipos nas proteínas animais e 10 são necessários nas dietas destinadas a humanos. Os aminoácidos
variam em tamanho, forma, carga, capacidade de formação de pontes de hidrogênio e reatividade química. A notável gama de funções exercidas pelas proteínas é originada pela diversidade e a versatilidade desses 20 tipos de blocos de construção.


                  
                 Estrutura geral de um α - aminoácido


Um a-aminoácido é um ácido orgânico formado de um grupamento nitrogenado básico, que é uma amina (-NH2), um grupamento carboxila(-COOH), um átomo de hidrogênio e uma cadeia lateral ou radical, R, ligados a um átomo de carbono, chamado carbono-α por ser o adjacente ao grupamento carboxila (Figura 1.1). O radical que se liga ao carbono a pode ser desde um simples átomo de hidrogênio, como na glicina, até compostos aromáticos ou alifáticos.

               Propriedades dos aminoácidos

A presença de grupamentos amina e carboxila confere aos aminoácidos um caráter anfótero, ou seja, possuem propriedades ácidas e básicas.
As moléculas que apresentam este tipo de característica, podem se encon-trar como moléculas sem carga, como íons bipolares com cargas iônicascontrárias ou em misturas com ambos estes tipos. Em solução de pH neutro os aminoácidos estão predominantemente na forma de íons dipolares ou
zwitterion, em vez de moléculas não-ionizadas. Na forma dipolar, o grupamento amino está protonado( -NH3+ ) e a carboxila dissociada (-COO-).Para cada aminoácido existe um valor de pH no qual ele é eletricamente neutro; esse valor é chamado de ponto isoelétrico. Para a glicina, por exemplo, o ponto médio da primeira ionização acontece quando o pH é 2,3 e da amina é 9,6; isto significa que na glicina o pK da carboxila é 2,3 e o da amina 9,6.Sete dos 20 aminoácidos têm cadeias laterais facilmente ionizáveis.
O arranjo tetraédrico dos quatro grupamentos diferentes em torno do carbono a confere atividade ótica aos aminoácidos. As duas imagens especularessão chamadas de isômeros L e D, sendo que só os aminoácidos L sãoconstituintes das proteínas e as enzimas proteolíticas animais atacam apenasas ligações que apresentam esta mesma configuração. A configuração
é determinada em relação com o D-gliceraldeído, utilizado como substânciapadrão. Dos 20 aminoácidos a glicina é especial por ser opticamente inativa.










Nenhum comentário:

Postar um comentário